Quem atende ao público está sujeito a deparar-se com os mais diversos tipos de gente: simpáticos , emburrados, negativos, loucos... Hoje chegou um cliente meio estranho, entrou gritando em bom e alto som que tiraram o dinheiro da conta dele. “Senhor tenha calma, em que posso ajudá-lo?”. Quanto mais calma e simpática procurava demonstrar, mas o louco gritava. “Senhor! Para poder ajudá-lo é preciso que o senhor “fa-le” o que aconteceu, gritando eu não poderei ajudá-lo.” Fui salva pelo gongo, digo telefone, o bendito telefone que sempre toca na hora errada desta vez tocou na hora certa. “Dá licença senhor, vou dispensar a pessoa do telefone para atendê-lo melhor”, ele continuava a gritar e todo mundo a olhar. Com o fone no ouvido pedi para o cliente maluco falar mais baixo, pois eu não estava conseguindo ouvir o que a pessoa do outro lado falava. O doido disse para eu mandar a pessoa falar mais alto, mas o que ele não sabia era que não tinha mais ninguém do outro lado da linha e eu aproveitei a situação para dar uma canceira no desgraçado, fiquei fazendo de conta que estava falando com outro cliente até o bicho se acalmar, e não é que deu certo! Com a fera domada, pude descobrir que ele queria simplesmente o extrato da conta de alguns meses atrás.
As minhas estatísticas pessoais dizem que tirando os loucos como o citado acima, os clientes que chegam reclamando da fila são aqueles que mais atraem problemas. É impressionante o que a energia que envolve cada ser humano é capaz de gerar, para os chatos o sistema sempre trava na sua vez, ou outra coisa qualquer acontece. Semana passada enviei 3 solicitações de clientes que chegaram no mesmo dia, porém um deles já chegou muito impaciente e falava a todo momento que tinha muito o que fazer e não poderia esperar muito. Acreditem! Só a resposta do impaciente não chegou naquele mesmo dia (hehehe). Alguém que por acaso já trocou de fila num supermercado percebeu que a fila menor sempre acaba demorando mais?
Tem atendimentos bem emocionantes, há uns meses atrás uma cliente com 2 crianças ficou aguardando pacientemente a sua vez. A senha era a 23 e quando chamei, ela começou: “Moça queria pegar um empréstimo...”. Fiz as perguntas básicas: onde trabalha, já tem conta, quanto gostaria de pegar, etc... Para minha surpresa a resposta foi de que não trabalhava, não tinha conta e queria R$ 40,00 para marido dela. Ainda sem entender, perguntei se queria um empréstimo com prestação de R$ 40,00 e expliquei que o esposo teria que apresentar os comprovantes de rendimentos. “ Não moça, meu marido está desempregado e eu quero é R$ 40,00 mesmo, é para pagar a parcela de uma cesta básica que compramos no mês passado, porque se a gente não pagar pelo menos uma parcela o moço que vendeu fiado não vende mais e meus filhos vão ficar com fome.” Quando olhei bem para os olhos daquela criatura magérrima com seus filhos raquíticos, me partiu o coração. Ela com as mãos trêmulas, segurando sua identidade e seu cartão do bolsa família como se aquilo fosse uma grande tesouro (no momento achei que ela provavelmente pagaria a outra parcela com o bolsa família). “Por favor, empreste-me sua identidade para eu tirar cópia”. Entrei silenciosamente e com olhos molhados peguei o dinheiro na minha bolsa enrolando em um pedaço de papel juntei a Identidade e entreguei para a senhora pedindo que ela só abrisse quando saísse da agência. Pronto, agora foi ela que não entendeu o que estava se passando: “e o empréstimo moça? “ eu não vou assinar nada não?”, “quando eu tenho que pagar, “eu pago no final do mês quando receber o bolsa família”. Eu disse: “senhora o dinheiro está ai”, dei uma piscadinha meio chorosa, ela apertou minha mão me agradeceu e nunca mais a vi.
Sabem amigas demorei muito para contar isso, pois até pouco tempo atrás tinha vergonha, nem sei se a palavra é mesmo vergonha, acho que receava que me chamassem de idiota, pois poderiam dizer que aquela senhora era mais uma trambiqueira. Sinceramente! Trambiqueira ou não, o importante é que eu me senti muitíssimo bem.
Fatinha, vc me fez chorar.... De novo!!! kkkk Vc fez muito bem. Se estava sendo enganada, pior pra ela. Vc fez sua parte... Bjss
ResponderExcluirte amo!
ResponderExcluir